1. Nunca entre sozinho numa trilha. Você poderá precisar de ajuda.

2. Nas estradas de terra, é bom deixar o jipe com a tração 4x4. Isso melhorará a segurança e, no caso de você precisar usar a reduzida, já estará 4x4 (numa subida íngreme, por exemplo).

3. Ao entrar numa trilha, lembre-se de ligar as rodas-livres.

4. Nunca entre em um rio sem conhecer a profundidade, o tipo de terreno e o melhor trajeto para cruzá-lo. Evite acelerar muito, formando uma onda na frente do jipe, que poderá entrar no motor ou fazer pressão para afundá-lo. Proteja as partes elétricas, como o distribuidor, bobina e outras, se o seu jipe for a gasolina. A travessia com o motor na redução facilitará a saída no caso de ameaça de atolamento. Se o motor do seu jipe não é a diesel, e afundar na água e morrer, não tente ligá-lo, sob pena de destruí-lo com um calço hidráulico. Saia rebocado.

5. Na areia, mantenha a velocidade e evite parar, para não atolar.

6. Se encontrar um jipeiro em apuros, ofereça ajuda. O mesmo poderá ocorrer com você.

7. Respeite a propriedade alheia. Nunca entre em um terreno ou fazenda sem a autorização do dono. Feche as porteiras que você abrir.

8. Preserve a natureza. Passe com cuidado em pequenos córregos e nascentes, pois devem ser preservados. E nunca, nunca mesmo, jogue lixo por onde passar. Leve sempre consigo sacos plásticos para trazer o lixo que você produzir.